Descomplicando a dieta

terça-feira, 3 de julho de 2012

Obesidade Infantil e seus riscos


Que bebê mais fofinho... gordinho... rechonchudo... Essas expressões enchem os pais de alegria, pois erroneamente são vistas por eles como sinais de que seus filhos são saudáveis e bem alimentados. Mas até quanto ser “gordinho” é considerado um fator positivo?

O excesso de peso em crianças e adolescentes se apresenta como fator potencializador de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e colesterolemia, além de contribuir para a sobrecarga nas articulações, comprometendo suas estruturas, podendo gerar problemas na postura corporal. Somando-se a isso, temos uma maior dificuldade na prática de esportes e problemas relacionados à baixa autoestima.
Desta forma, a obesidade tem ganhado o status de doença, devido às graves complicações à saúde do indivíduo se não for corretamente tratada. Seu tratamento exige do paciente uma grande força de vontade, uma vez que o mesmo deve abandonar hábitos que traz consigo desde a sua infância, muita das vezes.
Atualmente, há um aumento na frequência da doença e estimativas apontam que aproximadamente 40% das crianças e 75% dos adolescentes com problemas de excesso de peso têm maiores probabilidades de se tornarem adultos obesos. As causas para esse fenômeno estão relacionadas à uma alimentação desequilibrada, à pouca ou ausência total de atividade física, e à inclusão dos novos hábitos sociais como internet, alimentos prontos, lanches entre outros.

Os problemas referentes à alimentação se expressa no consumo, às vezes exagerado, de alimentos ricos em açúcares e gorduras, como frituras, condimentados, refrigerantes,embutidos etc...
Associado à essa alimentação energética temos o sedentarismo, que propicia a acumulação de toda energia metabolizada dos alimentos ingeridos.
Mas existem outros fatores que contribuem para agravar esse problema?
Existem casos em que a obesidade está associada à predisposição genética da pessoa, que associada aos hábitos alimentares e de vida, favorece o ganho de peso.
No cinema, um filme apresenta uma relação interessante entre o futuro obeso das pessoas e o desequilíbrio ambiental do planeta. Esse filme é “Wall-E”, da Walt Disney Pictures e da Pixar Animation Studios, filme de animação dirigido do Andrew Stanton, lançado em 2008. Em sua história apresenta que toda a população do planeta fugiu para o espaço em naves para aguardar a descontaminação da Terra e, durante esse tempo, foram cuidados por robôs. Com o passar dos anos, a ociosidade devido às comodidades e à alimentação fizeram com que todos ficassem obesos e de certa forma incapazes de ação simples como ficar em pé!
Mas, então, quais seriam as primeiras ações para mudar essa realidade em nossas crianças e jovens?

- Procure aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais;
- Diminua o consumo de gorduras animais, que são fonte de colesterol;
- Diminua o consumo de açúcar refinado;
- Procure realizar suas refeições em local tranquilo. Desligue a televisão!
- Evite sempre que possíveis líquidos durante as refeições e
- Busque atividades físicas adequadas para cada idade, sempre com regularidade e orientação.
Fonte:http://piupiufitnessesaude.spaceblog.com.br

Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário