segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dipirona baixa pressão. Mito ou verdade???

Algumas pessoas costumam tomar algumas gotas ou um comprimido de Dipirona afirmando que baixa a pressão arterial, afinal é mito ou verdade?

A Dipirona sódica é um medicamento usado comumente para dor e febre, também conhecidos por seus nomes comerciais Novalgina, Neosaldina, Lisador, etc...

Já o efeito de Hipotensão (queda da pressão), é devido seu efeito colateral que ocorre com algumas pessoas, ou seja, pode acontecer com você ou não. Além de baixar a pressão arterial o uso da dipirona em excesso pode causar Ardor, Inchaço, Prurido, Urticária e até uma Arritmia.

Quero sempre lembrar que o uso indiscriminado de medicamentos pode ser grave, evite se automedicar e em todos os casos procure sempre o médico e seu farmacêutico é claro.

Como já dizia Paracelso,
  

“Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio”.

Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!

22 comentários:

  1. Foi muito útil saber que em alguns casos a dipirona tem um efeito colateral de baixar a pressão.Eu queria saber o porquê deste efeito.Sabe-se qual o mecanismo da dipirona para baixa a pressão?

    ResponderExcluir
  2. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  3. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  4. Eu sou hipertensa tomo losartana duas vezes ao dia de 50 mg.. estou tomando um remédio (comprido) para a coluna que contém 250mg. Depois que comecei a tomar fica muito baixa e me sinto mal.

    ResponderExcluir
  5. Minha cardiologista me receitou quando a pressão estiver acima de 16

    ResponderExcluir
  6. Para mim ela faz a pressao aumentar, pois tomeis Dorflex q contem dipirona e aconteceu anos depois tomeis Apracur p gripe e aconteceu tudo de novo . entao acredito q seja pela dipirona ,pois os dois remedios tinham componentes diferentes e somente a dipirona era igual.

    ResponderExcluir
  7. fiquei na mesma.sou hipertensa,mas ultimamente a pressão se mantém baixa e eu precisa tomar novalgina e estou com mêdo.

    ResponderExcluir
  8. Tenho P.A. normal 12/8. Estando com faringite além do antibiótico o médico receitou dipirona. Tomei e minha P.A. caiu para 9/5. Tive vertígem. Agora tenho medo de tomar novamente a dipirona.

    ResponderExcluir
  9. não sei mais o que fazer com minha pressão, está sempre alta, já chegou a ponto de chegar 24/15 cheguei muito mal no hospital, isso é sempre com frequência, ontem ela estava 19/9 resolvi controlar ela em casa, já tinha tomado, outros remédios que tomo no dia dia e nada,então foi aí que eu resolvi tomar a dipirona, em poucas horas ela foi baixando,hoje ela está 13/8 para mim foi muito útil...

    ResponderExcluir
  10. não sei mais o que fazer com minha pressão, está sempre alta, já chegou a ponto de chegar 24/15 cheguei muito mal no hospital, isso é sempre com frequência, ontem ela estava 19/9 resolvi controlar ela em casa, já tinha tomado, outros remédios que tomo no dia dia e nada,então foi aí que eu resolvi tomar a dipirona, em poucas horas ela foi baixando,hoje ela está 13/8 para mim foi muito útil...

    ResponderExcluir
  11. A propriedade de abaixar a pressão da dipirona não é o um efeito colateral, é através do mecanismo de queda da pressão arterial que ela provoca a diminuição da temperatura corporal. Na verdade o próprio corpo humano usa este mecanismo de diminuir a pressão arterial para abaixar a temperatura e manter dentro da normalidade. Tanto isso é verdade, que quando esta muito calor, pessoas que já tem a hipotensão costumam passar mal porque a pressão cai mais ainda. Por outro lado, no frio o corpo aumenta a pressão arterial para combater a hipotermia, e todo hipertenso sabe que no inverno a pressão tende a subir mais. Alias, uma das causas da morte das pessoas que ficam expostas a frio extremo se agasalho é exatamente o aumento da pressão arterial que acaba causando derrame cerebral.

    ResponderExcluir
  12. A propriedade de abaixar a pressão da dipirona não é o um efeito colateral, é através do mecanismo de queda da pressão arterial que ela provoca a diminuição da temperatura corporal. Na verdade o próprio corpo humano usa este mecanismo de diminuir a pressão arterial para abaixar a temperatura e manter dentro da normalidade. Tanto isso é verdade, que quando esta muito calor, pessoas que já tem a hipotensão costumam passar mal porque a pressão cai mais ainda. Por outro lado, no frio o corpo aumenta a pressão arterial para combater a hipotermia, e todo hipertenso sabe que no inverno a pressão tende a subir mais. Alias, uma das causas da morte das pessoas que ficam expostas a frio extremo se agasalho é exatamente o aumento da pressão arterial que acaba causando derrame cerebral.

    ResponderExcluir