segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dipirona baixa pressão. Mito ou verdade???

Algumas pessoas costumam tomar algumas gotas ou um comprimido de Dipirona afirmando que baixa a pressão arterial, afinal é mito ou verdade?

A Dipirona sódica é um medicamento usado comumente para dor e febre, também conhecidos por seus nomes comerciais Novalgina, Neosaldina, Lisador, etc...

Já o efeito de Hipotensão (queda da pressão), é devido seu efeito colateral que ocorre com algumas pessoas, ou seja, pode acontecer com você ou não. Além de baixar a pressão arterial o uso da dipirona em excesso pode causar Ardor, Inchaço, Prurido, Urticária e até uma Arritmia.

Quero sempre lembrar que o uso indiscriminado de medicamentos pode ser grave, evite se automedicar e em todos os casos procure sempre o médico e seu farmacêutico é claro.

Como já dizia Paracelso,
  

“Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio”.

13 comentários:

  1. Foi muito útil saber que em alguns casos a dipirona tem um efeito colateral de baixar a pressão.Eu queria saber o porquê deste efeito.Sabe-se qual o mecanismo da dipirona para baixa a pressão?

    ResponderExcluir
  2. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  3. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  4. Eu sou hipertensa tomo losartana duas vezes ao dia de 50 mg.. estou tomando um remédio (comprido) para a coluna que contém 250mg. Depois que comecei a tomar fica muito baixa e me sinto mal.

    ResponderExcluir
  5. Minha cardiologista me receitou quando a pressão estiver acima de 16

    ResponderExcluir