Descomplicando a dieta

quarta-feira, 6 de junho de 2012

AAS afina o Sangue?

Muitos idosos e adultos vão a drogaria comprar AAS infantil dizendo que é para afinar o sangue. O pior é que normalmente o balconista ou farmacêutico sem tempo de atender como deveria vende e nem explica qual a real função do AAS no tratamento.

O ácido acetilsalicílico, chamado abreviadamente de AAS, pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), o mesmo dos famosos diclofenaco (Voltarem®) e cetoprofeno (Profenid®), porém, apresenta alguns efeitos benéficos e colaterais particulares que o diferencia do resto dos anti-inflamatórios.

Uma particularidade da Aspirina é o fato de que, dependendo da dose usada, seus efeitos são completamente diferentes. A partir da dose 500mg, o AAS exerce seus efeitos anti-inflamatório, antipirético (contra febre) e analgésicos (contra a dor). Quando usado em doses mais baixas, 100mg ou 200mg, o AAS apresenta apenas um efeito de inibir a ação das plaquetas do sangue.

Efeito antiagregante do AAS (Aspirina)
 
 
O AAS é hoje em dia muito mais usado como um antiagregante plaquetário do que como anti-inflamatório. Vamos explicar.

As plaquetas são as células do sangue responsáveis por iniciar o processo de coagulação. A coagulação é um mecanismo de defesa do corpo para estacar sangramentos. Quando um vaso sofre alguma lesão, um punhado de plaquetas se dirige ao local, agregando-se de modo a formar uma espécie de rede protetora, estancando o sangramento até a chegada dos fatores da coagulação que vão fazer o reparo definitivo da lesão. A perfeita função das plaquetas é, portanto, essencial para uma boa coagulação.

A Aspirina tem como um dos seus efeitos inibirem essa agregação das plaquetas, tornando o processo inicial da coagulação mais difícil de ocorrer. Esse é o efeito conhecido popularmente por "afinar o sangue”.

Mas por que os médicos precisam afinar o sangue, isto é, inibir a agregação plaquetária em alguns doentes?

A trombose é basicamente uma coagulação anormal que ocorre dentro do vaso sanguíneo, impedindo o fluxo de sangue. Uma trombose dentro de uma coronária é a causa do infarto do miocárdio  assim como uma trombose dentro de um vaso cerebral causa AVC. O uso contínuo de AAS dificulta a formação de coágulos, o que acaba também por dificultar a formação de trombos.
Portanto, o uso da Aspirina está indicado em todos os pacientes com risco elevado de desenvolver trombos. Efeitos colaterais do AAS (Aspirina)

Se o AAS diminui a incidência de tromboses, por que não usá-lo em todo mundo? Por causa dos seus efeitos colaterais. Assim como qualquer anti-inflamatório, o AAS apresenta como efeito colateral uma maior incidência de gastrites, úlceras gástricas e duodenais, e consequentemente, hemorragia digestiva.

A inibição da função das plaquetas também é responsável pela contra-indicação do AAS na dengue  ou qualquer outra doença que cause hemorragias. Imaginem o estrago que pode acontecer quando um paciente que já tem poucas plaquetas e apresenta-se sob risco de sangramentos, toma uma droga que atrapalha a função destas. 
 

Para fechar o uso crônico de aspirina também está associado a surdez do idoso, ou seja algo que pode te ajudar por um lado pode prejudicar em outro... Volto a repetir a diferença entre o veneno e o medicamento é a dose, então só tome medicação sob prescrição do médico e orientação do seu farmacêutico.

Fonte: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais



Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


99 comentários:

  1. Caro Doutor,
    Você é um médico de verdade.
    Mata a cobra e mostra o pau.
    Ficou claríssima a sua explicação.

    Que todos os médicos fossem explícitos assim em suas consultas com os pacientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Daat,
      Fico feliz que gostou da informação, porém só houve um equivoco, eu não sou médico e sim Farmacêutico!
      Também gostaria que todos companheiros atendessem bem assim.

      Dúvidas estou à disposição.

      Excluir
    2. Tomo. Viagra. Ou. Genérico. De. 100mg. Não. Fãs. Efeito. Gostaria. De. Saber. Qual. O. Motivo

      Excluir
    3. O senhor ja viu morto ressuscitar ?

      Excluir
  2. Doutor, quem toma AAS tem o número de plaquetas baixo?

    ResponderExcluir
  3. Olá Aline,
    O número de plaquetas da pessoa será o mesmo se não estiver tomando AAS, porém as ligações entre elas são diminuídas inibindo a formação de trombos.

    ResponderExcluir
  4. Conheço uma pessoa que está tomando Marevan, por causa de uma trombose na perna, só que ao ter alta do hospital, o médico lhe receitou 100 ASS infantil 1 a cada dia, pesquisei na internet e vi que isso não é correto. O que o Dr. pode me dizer a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raualisson,
      É difícil avaliar uma conduta médica sem o acompanhamento do paciente, mas posso explicar algo...
      O Marevan (varfarina) é um anticoagulante que atua na formação dos fatores de coagulação, é muito usado, porém também há vários riscos, por exemplo hemorragias.
      Na Medicina e na vida fazemos sempre a comparação de prós e contras, se o médico recomendou a paciente o uso do AAS é devido o risco do Marevan estar mais propício a lhe trazer malefícios do que benefícios.
      O que aconselho é monitorar a evolução da paciente, se não ver melhoras ou desconfiar de pioras procure o médico novamente ou no caso outro para ouvir uma segunda opinião.

      Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.
      Provérbios 19:20

      Excluir
  5. Olá leitores,
    Que tal seguir o blog e ajudar na divulgação?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr. Silvio.
    Tenho hoje 52 anos e em 1998 fiz cateterismo. Uma situação emergencial.
    Desde então eu deveria sempre tomar AAS uma vez por dia.
    No entanto, não dei continuidade e já fazem uns 8 ou 10 anos que venho sentindo muitas queimações nas pernas.
    Será que devo continuar com a medicação?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Olá Antonio,

    Para pacientes com cateterismo normalmente o AAS deve ser tomado para sempre ou interrompido a pedido do médico caso encontre algum efeito colateral.
    Penso que não volte a tomar o medicamento por conta, mas que retorne ao médico, faça alguns exames para verificar sua situação atual.
    Estas dores ou queimações nas pernas podem ser muita coisa ou uma simples falta de circulação que pode ser resolvido com atividades físicas.

    Faça os exames e se não ficar satisfeito com as explicações do médico escreva novamente, ok?

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Me falaram que um AAS Infantil por dia ajuda a combater a acne por afinar o sangue, isso estaria correto Doutor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna,

      Nunca ouvi falar disso e nem há evidências sobre tal. Vamos fazer o seguinte, amanhã vou postar sobre acne.

      Abraço

      Excluir
    2. O que existe são os sabonetes com enxofre e ácido acetil salicílico. Que é de uso tópico.

      Excluir
    3. O que existe são os sabonetes com enxofre e ácido acetil salicílico. Que é de uso tópico.

      Excluir
  9. ola boa noite gostaria de saber se a pessoa ja teve um avc pode tomar aas ou qual medicamento indicado sem ser o aas muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor orientação é a do seu médico! Sim o AAS ajuda a não coagular o sangue, mas será que isso é o melhor para seu caso?

      Consulte o seu médico para avaliação adequada.

      Excluir
  10. Doutor, por favor, poderia validar se esta informação procede, por gentileza? Após sofrer um AVC, vários Neurologistas recomendaram o uso diário de um AAS Infantil após o almoço. Pelo que lí, de fato ajudará a prevenir uma reincidência, no entanto o uso de 1 aspirina por dia pelo resto da vida não pode acarretar efeitos colateiras como gastrite e ulcera? Qual a recomendação para equilibrar a saúde entre cabeça e estômago? Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano,

      Esta hoje ainda é a melhor recomendação! Devido a quantidade inferior do AAS, isso é se você estiver ingerindo o infantil dificilmente irá acarretar uma gastrite, ainda mais se tomar após o almoço.

      Siga a orientação do médio e o blog para ter mais noticias!

      Abraço

      Excluir
  11. Olá WAL e Fabiano,
    O AAS ainda é o medicamento mais vendido no mundo. e o mais indicado nestes casos. Obviamente sempre com acompanhamento do seu médico.
    Mas não se preocupe Fabiano, um AAS de 100mg por exemplo junto a alimentação raramente te causará danos. Já tudo em excesso lhe trará malefícios... Por isso é sempre bom manter o acompanhamento.
    Agora se quiser ficar melhor ainda, pratique exercícios!

    ResponderExcluir
  12. Olá dr Sílvio, minha mãe tem aterosclerose e o médico receitou AAS, porém , está com problemas de cicatrização. Pode ser efeito colateral do AAS ? Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia,

      Até pode ser um efeito colateral, mas as vezes pode ser influência da idade...

      Desculpe a demora no retorno, mas a melhor coisa agora é manter o conselho médico.

      Abraço

      Excluir
  13. Olá, dr Silvio. Meu amigo toma um aas infantil por semana para evitar o infarto. Isso procede?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Drº Silvio, a coisa de uns três dias, apareceu uma pequena veia mais aparente na parte inferior da glande do pênis, logo abaixo..... e esta bastante inchada e dolorida.... devo tomar AAS para diminuir o coagulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora.

      Como esta agora?

      Foi ao médico? não acredito que o AAS vai te ajudar... Melhoras!

      Excluir
  15. O que acontece com a pressão sanguínea quando o sangue é afinado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada caso, normalmente pelo AAS não deveria ter mudança.

      Se esta com problemas de hipertensão se cuide, pois pode ser perigoso!

      Abraço e siga o blog!

      Excluir
  16. Olá!
    Fiz uma cirurgia de retirada de varizes, a mais ou menos um mês, como tenho casos na família (não sei se isso influi em algo) seria bom eu tomar um AAS por dia? Ou tomar de vez em qndo??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Van,

      De vez em quando não adianta... até ajudaria sim, porém as varizes são causadas por diversas influências, pode sim ser genética entre outros...

      Existem outros medicamentos que seu médico pode lhe receitar, fale com ele!

      Abraço e siga o blog!

      Excluir
  17. Olá!
    Fiz uma cirurgia de retirada de varizes, a mais ou menos um mês, como tenho casos na família (não sei se isso influi em algo) seria bom eu tomar um AAS por dia? Ou tomar de vez em qndo??
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. ola!
    tive trombose a 10 anos e medico na epoca me receitou AAS infantil diariamente apos o almoço pelo resto da vida,isso pode me prejudicar em relação a menstruação? posso ter hemorragia ou problemas menstruais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Você deve fazer o acompanhamento e verificar a necessidade de manter o uso ou não... o máximo que pode ocorrer é um corrimento a mais.

      Siga o blog!

      Excluir
  19. ola doutor boa noite..me responde uma pergunta..qndo aparecem veias visiveis e cheias no braço oq pode ser ...tem a ver com problemas de circulaçao sanguinea..ou sangue grosso tem q afinar ?ou oq pode ser qndo ficam grossas e aparente..me responde.espero resposta obgada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem a ver com o sangue... pode ser varizes, flebites etc.. tem que ter acompanhamento médico, alguns exames e tudo estará resolvido!

      Siga o blog!

      Excluir
  20. Boa tarde, minha mãe foi ao médico dia 15 com um incômodo no peito e após exames de sangue e eletro a médica receitou 3 AAS. Dia 16 ela notou uma veia saltada no seu braço esquerdo. Pode ter alguma relação com o afinamento do sangue?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, minha mãe foi ao médico dia 15 com um incômodo no peito e após exames de sangue e eletro a médica receitou 3 AAS. Dia 16 ela notou uma veia saltada no seu braço esquerdo. Pode ter alguma relação com o afinamento do sangue?

    ResponderExcluir
  22. Tenho má circulação na veia fenosa sabe me informa se o AAS me ajuda na circulação?

    ResponderExcluir
  23. OLÁ, A EXPLICAÇÃO ESTÁ BEM CLARA, E OBJETIVA, PARABENS PELO ARTIGO. ORA FOSSE TODOS OS MEDICOS PACIENTE Á EXPLICAR E A SANAR TODAS AS DUVIDAS ASSIM.

    TENHO UMA PERGUNTA A LHE FAZER.

    MINHA MAE TEM 49 ANOS DE IDADE, 1,66 DE ALTURA, COM 86 KG.MAE DE 5 FILHOS OPERADA HA 18 ANOS, E FEZ "PERINE" Á 10 ANOS. ELA DESCOBRIU A HIPERTENSÃO Á 5 ANOS, E DESDE LA VEEM TOMANDO MEDICAMENTOS PARA CONTROLAR O MESMO, POREM COMO TODO INICIO DE TRATAMENTO É NORMAL HAVER VARIAS TROCAS DE MEDICAMENTOS. ELA ESTA UM POUCO ACIMA DO PESO, REALMENTE SOMENTE UM POUCO, ALEM DO MEDICAMENTO ESPECIFICO PARA A HIPERTENSÃO, O Dr° PASSOU ALGUNS OUTROS ACOMPANHANTES, DENTRE ELES O AAS 100, DE CERTA FORMA COMPREENDE A FUNÇAO DO MESMO NO PROS E CONTRAS, E DESDE O INICIO DO TRATAMENTO ELA LOGO NOS PROXIMOS MESES, ADJUNTO DA MENSTRUAÇÃO ELE VEEM SOFRENDO UMA HEMORRAGIA VAGINAL, OU SEJA, O CICLO MENSTRUAL INICIA E NAO CESSA, FICA UNS 10 DIAS, JA A LEVEI EM VARIOS GINECOLOGISTAS, REALIZAMOS INUMEROS EXAMES E NAO SE DESCOBRE A ORIGEM DESDE SANGRAMENTO, JA QUE CONSTATADO NAO HAVER NENHUM PROBLEMA NO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO DA MESMA. PODERIA HAVER LIGAÇÃO ENTRE A HEMORRAGIA E O USO DA AAS, MESMO EM BAIXA DOSAGEM ELA TOMA DOIS AO DIA SENDO CADA UM DE 100 MG?
    SE SIM COMO PODERIAMOS CONFIRMAR, SEM POSSIVELMENTE EVITAR A AÇÃO DELE NA PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE TROMBOS?
    HÁ EXAMES PARA CONFIRMAR ESSE USO, SE A DOSAGEM ESTA ALTA OU ALGO DO GENERO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Deve continuar com a prescrição médica, mas por desencargo procure outro médico, leve os exames e peça uma segunda opinião com a avaliação total de sua mãe. Por relato fica difícil avaliar, pois cada caso tem uma solução diferente.

      Siga o blog!

      Excluir
  24. Boa tarde, Uma pergunta. Minha tem 72 anos e teve um infarto 2 mese atras. Seu medico receitou a ela AAS para afinar o sangue. Após algum tempo ela comecou ficar toda roxa (hemmoragia pelo sangue estar muito fino?). O cardiologista não lhe deu muita explicacao e só dissen que ela tem que continuar tomando pois na há outra alternativa.
    Ha outros medicamentos que ela poderia usar para isto. Nao acho normal que ela fique com o corpo todo roxo e ter de tomar AAS.
    Agradeco seu comentario,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muitos idosos tem estas manchas arroxeadas pelo corpo por diversos motivos... nao quer dizer que é pelo AAS.
      Mantenha a recomendação médica, e na duvida leve ela para acompanhamento por outro profissional e ter outra opinião.

      Siga o blog!

      Excluir
  25. Dr. Eu tive uma crise de pressão arterial...assim q me recuperei e minha pessao regulou eu ainda sinto que meus bracos e pernas adormecem assim meu medico me recomendou melhoral infantil para afinar o sangue...
    Esta correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende cada caso e o motivo da crise de hipertensão. Se o médico passou continue o uso, se estiver se sentindo mal, procure outro para analisar seus exames.

      Siga o blog!

      Excluir
  26. Caro doutor eu tomei uma cartela cheia o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. efeitos colaterais, dor no estomago, nauses, logo passa... mas não faça mais isso... tome só o que o médico ou farmacêutico receitou.

      Siga o blog!

      Excluir
  27. Bom dia suco de uva integral com aspirina

    ResponderExcluir
  28. Sucu de uva um copo com aspirina todos os dias a noite ajuda a afina o sangue ou melhor tomar de manhã

    ResponderExcluir
  29. ola, isso aas ajuda com má circulaçao?

    ResponderExcluir
  30. Dr. Estou grávida de 30 semanas, e minha placenta está calcificada em grau 3 o médico receitou 1 AAS infantil por dia. Não entendi a prescrição e minha consulta e daqui 2 semanas. Será que resolve alguma coisa?

    ResponderExcluir
  31. Eu sempre fala que quem entende de remédios é o farmacêutico e não o medico. Parabéns Dr. Silvio.

    ResponderExcluir
  32. As frutas e verduras que contem o acido fazem o mesmo efeito do remédio?

    ResponderExcluir
  33. Qualquer pessoa pode tomar o ass infantil?? Qtos por dia?

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber se posso tomar um Ass por dia pois faço tratamento de ebolia pulmonar com xarelto mas nem sempre posso comprar então pra não deixar o sangue coagular pensei em usar tem o Ass

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber se posso tomar um Ass por dia pois faço tratamento de ebolia pulmonar com xarelto mas nem sempre posso comprar então pra não deixar o sangue coagular pensei em usar tem o Ass

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde estou com varizes e gostaria de saber se ass infantil e bom para desinflamar?

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde estou com varizes e gostaria de saber se ass infantil e bom para desinflamar?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Dr. Silvio dos santos.Izaurina gostaria de saber o AAS infantile causa hemorragia vaginal

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Dr. Silvio dos santos.Izaurina gostaria de saber o AAS infantile causa hemorragia vaginal

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Dr. Silvio dos santos.Izaurina gostaria de saber o AAS infantile causa hemorragia vaginal

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde Dr. Silvio dos santos.Izaurina gostaria de saber o AAS infantile causa hemorragia vaginal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mim qual quer medicamento que contenha AAS causa sangramento vaginal e nasal 😓

      Excluir
  42. doutor qual seria o medicameneto pra zumbido no ouvido

    ResponderExcluir
  43. eu tenho tomado 1 aas por dia pois to fazendo uso de hormônio feminino ms notei q depois d um meus pés tem inchado um pouco e doido acho q acabei adquirindo má circulação.

    ResponderExcluir
  44. Olá Doutor
    Sinto fortes dores de cabeça uma semana antes de menstruar ou uma semana depois, e me aconselharam a tomar Ass p afinar o sangue isso tem alguma coisa haver ?

    ResponderExcluir
  45. Olá Doutor
    Sinto fortes dores de cabeça uma semana antes de menstruar ou uma semana depois, e me aconselharam a tomar Ass p afinar o sangue isso tem alguma coisa haver ?

    ResponderExcluir
  46. Olá doutor gostaria de saber se doar sangue ajuda a circulação sanguínea.

    ResponderExcluir
  47. Olá doutor. Tomo ass 100mg quartas e domingos. No sábado tomo viagra 25mg. Continuo ou devo parar. Tenho 64 anos e me considero no grupo de risco para avc, pois meu pai...

    ResponderExcluir
  48. Olá Dr meu nome é Renato, tenho muito pano branco nos braços e costa, tomo o CETOCONAZOL comprimido e uso o shampoo tbm.
    Ela some por um tempo mas volta o que devo fazer p não voltar mais

    ResponderExcluir
  49. Doutor aas pode provocar anemia e baixa plaquetas?
    Tô com um pouco de anemia..
    E tomo 1 ass por dia pode ser por isso?

    ResponderExcluir
  50. Doutor aas pode provocar anemia e baixa plaquetas?
    Tô com um pouco de anemia..
    E tomo 1 ass por dia pode ser por isso?

    ResponderExcluir
  51. Olá doutor tenho entupimento nas carotida além de kiķing na carotida do lado direito o cardiovascular me disse que tomar aas resolveria ele está certo?

    ResponderExcluir
  52. Olá doutor tenho entupimento nas carotida além de kiķing na carotida do lado direito o cardiovascular me disse que tomar aas resolveria ele está certo?

    ResponderExcluir
  53. Eu faço o uso de AAS só que o médico pediu exames de sangue quantos dias tenho que ficar sem tomar para fazer o exame ?

    ResponderExcluir
  54. Minha perna esquenta esfria noite fica queimando fica quieta posso tomar o aece

    ResponderExcluir
  55. Faz mal tomar seis aas de uma so vez
    ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 de uma vez da 600mg ou seja uma dose de aspirina para adulto.
      se for esporádico sim, para dor e febre, agora se for sempre pode te causar outros problemas.

      www.descomplicandoadieta.com.br

      Excluir
  56. Olá Dr Silvio, meu GO indicou AAS para tomar 1 comprimido por dia, devido eu ter abortos repetitivos e coagulação, gostaria de saber se é aconselhável?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Olá Dr tenho 48 anos sou fumante meu pai faleceu com 52 devido a um AVC tomo todo dia um comprimido de ass infantil pois tenho medo de ter um AVC ,tomando esse ass por dia estou evitando um AVC realmente..

    ResponderExcluir
  58. Olá dr tenho 48 anos sou fumante,tomo .Ass infantil por dia pois meu pai faleceu com 52 anos devido a um AVC lhe pergunto tomando esse um ass por dia evito um AVC???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, pode ajudar a prevenir, mas como já tem histórico de AVC na família deveria pensar mais na sua saúde, começando por abandonar o tabaco.

      siga meu outro site e lá vou falar sobre isso também.

      www.descomplicandoadieta.com.br

      Excluir
  59. Boa noite sou operada do coracçao eu tomava varvarfarina mas minhas mestruaçao via muita ai eu parei e to tomando asse quanros por dia e normal bc tomar a pos almoço?

    ResponderExcluir
  60. Boa noite sou operada do coracçao eu tomava varvarfarina mas minhas mestruaçao via muita ai eu parei e to tomando asse quanros por dia e normal bc tomar a pos almoço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor tomar antes do almoço, mas se o médico passou a warfarina o mecanismo é diferente.
      como nao se adaptou deve procurá-lo novamente e trocar a medicação, nunca mudar por conta.

      Www.descomplicandoadieta.com.br

      Excluir
  61. Olá Dr..minha filha de 8 anos tomou 4 comprimidos de Ass infantil..Vai acontecer algo com ela grave??,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Flávia,
      depende da sensibilidade dela, mas acredito que não, pelo tempo da resposta você já deve ter descoberto por conta né?
      vamos guardar melhor e explicar para ela que remédio não é doce, acontece com muitas crianças isso...
      www.descomplicandoadieta.com.br

      Excluir
  62. Olá Doutor,, parabéns pela atenção e cuidado com os quais responde ás consultas.
    Agora a minha duvida : Fui submetida á Angioplastia com Stente no dia 04/8 2017.Estou tomando BISSULFATO DE CLOPIDOGREL E ASS100 mg Infantildepois do almoço.Hoje me surpreendi qdo verifiquei que era infantil...pois estou fora e não tenho a receita comigo. O correto é o infantil?
    Outra dúvida : faço exame de sangue trimestralmente para controle do TSH, há algum risco de hemorragia ? e precedimento estético como botox, há risco?
    Aguardo retorno , muitissimo obrigada .
    NDUARTE

    ResponderExcluir
  63. 15% de gordura nas veias carotidas lado esquerdo há necessidade de tomar 1 comprimido de Ass Infantil todos os dias?

    ResponderExcluir
  64. Boav noite Doutor....15% de gordura nas veias carotidas lado esquerdo há necessidade de tomar 1 comprimido de Ass100 Infantil todos os dias? Posso tomar um comprimido a cada 3dias....

    ResponderExcluir
  65. Boav noite Doutor....15% de gordura nas veias carotidas lado esquerdo há necessidade de tomar 1 comprimido de Ass100 Infantil todos os dias? Posso tomar um comprimido a cada 3dias....

    ResponderExcluir
  66. Olá Doutor!

    Fui acometida por uma Arritimia, e por precaução, o medico me receitou (Xarelto). Ainda n estou usando. Posso trocar por AAs?

    ResponderExcluir
  67. Porque o médico indicaria xarelto 10mg e aas infantil 100mg para um paciente que fez cateterismo em uma das pernas?
    Xarelto e aas tem mecanismo de atuação diferente

    ResponderExcluir