Descomplicando a dieta

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dipirona baixa pressão. Mito ou verdade???

Algumas pessoas costumam tomar algumas gotas ou um comprimido de Dipirona afirmando que baixa a pressão arterial, afinal é mito ou verdade?

A Dipirona sódica é um medicamento usado comumente para dor e febre, também conhecidos por seus nomes comerciais Novalgina, Neosaldina, Lisador, etc...

Já o efeito de Hipotensão (queda da pressão), é devido seu efeito colateral que ocorre com algumas pessoas, ou seja, pode acontecer com você ou não. Além de baixar a pressão arterial o uso da dipirona em excesso pode causar Ardor, Inchaço, Prurido, Urticária e até uma Arritmia.

Quero sempre lembrar que o uso indiscriminado de medicamentos pode ser grave, evite se automedicar e em todos os casos procure sempre o médico e seu farmacêutico é claro.

Como já dizia Paracelso,
  

“Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio”.

Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!

47 comentários:

  1. Foi muito útil saber que em alguns casos a dipirona tem um efeito colateral de baixar a pressão.Eu queria saber o porquê deste efeito.Sabe-se qual o mecanismo da dipirona para baixa a pressão?

    ResponderExcluir
  2. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  3. O comentário era pra ser mais completo

    ResponderExcluir
  4. Eu sou hipertensa tomo losartana duas vezes ao dia de 50 mg.. estou tomando um remédio (comprido) para a coluna que contém 250mg. Depois que comecei a tomar fica muito baixa e me sinto mal.

    ResponderExcluir
  5. Minha cardiologista me receitou quando a pressão estiver acima de 16

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Para mim ela faz a pressao aumentar, pois tomeis Dorflex q contem dipirona e aconteceu anos depois tomeis Apracur p gripe e aconteceu tudo de novo . entao acredito q seja pela dipirona ,pois os dois remedios tinham componentes diferentes e somente a dipirona era igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorflex tem cafeína por isso aumentou

      Excluir
    2. Dorflex não tem cafeína. Pode aumentar a pressão intraocular. É indicado para dores de cabeça tensionais, então dilata os vasos. Quem tem pressão alta tem que ficar atento aos medicamentos, alimentos etc. Fiquem atentos quanto aos antiinflamatórios que aumentam a pressão. Ao contrário do que os médicos dizem: Leiam a bula antes de usar qualquer medicamento.

      Excluir
  8. fiquei na mesma.sou hipertensa,mas ultimamente a pressão se mantém baixa e eu precisa tomar novalgina e estou com mêdo.

    ResponderExcluir
  9. Tenho P.A. normal 12/8. Estando com faringite além do antibiótico o médico receitou dipirona. Tomei e minha P.A. caiu para 9/5. Tive vertígem. Agora tenho medo de tomar novamente a dipirona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti vertigem e desmaiei após tomar dipirona. Outra Vez foi só vertigem. Nunca mais tomarei. Sensação horrível de que eu estava morrendo. Tremi muito sem sentir frio.

      Excluir
    2. Eu também, pensei q estava morrendo

      Excluir
  10. Respostas
    1. tomei dipirona pensei que fosse morrer minha pressão baixou e síntese palpitação tontura...

      Excluir
  11. não sei mais o que fazer com minha pressão, está sempre alta, já chegou a ponto de chegar 24/15 cheguei muito mal no hospital, isso é sempre com frequência, ontem ela estava 19/9 resolvi controlar ela em casa, já tinha tomado, outros remédios que tomo no dia dia e nada,então foi aí que eu resolvi tomar a dipirona, em poucas horas ela foi baixando,hoje ela está 13/8 para mim foi muito útil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...mais vc não sábi o pq dessa pressão alta?eu tbm to com problemas de pressão é estou muito preocupada pq é todo dia alta...essa agunia...fico com medo de tomar é sei lá baixar de vez...

      Excluir
    2. eu também tava com pressão muito alta mas passei a bater chuchu no liquidificado e minha pressão hoje esta controlada 12/9

      Excluir
    3. A minha sempre ta 13 0u 14 por 8 nao quero tomar remedio controlado, nao sei nais o q fazer. Tenho 29 anos.

      Excluir
    4. A minha sempre ta 13 0u 14 por 8 nao quero tomar remedio controlado, nao sei nais o q fazer. Tenho 29 anos

      Excluir
  12. não sei mais o que fazer com minha pressão, está sempre alta, já chegou a ponto de chegar 24/15 cheguei muito mal no hospital, isso é sempre com frequência, ontem ela estava 19/9 resolvi controlar ela em casa, já tinha tomado, outros remédios que tomo no dia dia e nada,então foi aí que eu resolvi tomar a dipirona, em poucas horas ela foi baixando,hoje ela está 13/8 para mim foi muito útil...

    ResponderExcluir
  13. A propriedade de abaixar a pressão da dipirona não é o um efeito colateral, é através do mecanismo de queda da pressão arterial que ela provoca a diminuição da temperatura corporal. Na verdade o próprio corpo humano usa este mecanismo de diminuir a pressão arterial para abaixar a temperatura e manter dentro da normalidade. Tanto isso é verdade, que quando esta muito calor, pessoas que já tem a hipotensão costumam passar mal porque a pressão cai mais ainda. Por outro lado, no frio o corpo aumenta a pressão arterial para combater a hipotermia, e todo hipertenso sabe que no inverno a pressão tende a subir mais. Alias, uma das causas da morte das pessoas que ficam expostas a frio extremo se agasalho é exatamente o aumento da pressão arterial que acaba causando derrame cerebral.

    ResponderExcluir
  14. A propriedade de abaixar a pressão da dipirona não é o um efeito colateral, é através do mecanismo de queda da pressão arterial que ela provoca a diminuição da temperatura corporal. Na verdade o próprio corpo humano usa este mecanismo de diminuir a pressão arterial para abaixar a temperatura e manter dentro da normalidade. Tanto isso é verdade, que quando esta muito calor, pessoas que já tem a hipotensão costumam passar mal porque a pressão cai mais ainda. Por outro lado, no frio o corpo aumenta a pressão arterial para combater a hipotermia, e todo hipertenso sabe que no inverno a pressão tende a subir mais. Alias, uma das causas da morte das pessoas que ficam expostas a frio extremo se agasalho é exatamente o aumento da pressão arterial que acaba causando derrame cerebral.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho 27 anos e desde que tive minha filha de 3 anos ..vivo com a pressão alta ...fui no cardiologista ele me pediu vários exames raio x do tórax,ECG com doppler...exame de sangue ...uma bateria de exames...para investigar essa pressão alta...sinto muito tontura coração acelerado...notei a bolinha dos meus olhos várias veinhas não sei se tem a ver...mais agr sinto muita dor nas articulações...ombros anti braço e agr em cima do peito na região do tórax do lado das axilas tipo fica enchado,doi,queima ...isso passa para os ombros encomoda...não sei se é dá pressão,alguma inflamação,estresse ...não sei pq estou para fazer os exames ainda...mais todo dia é tontura ,dor de cabeca...orrivel ...e cardiologista me passou esse remédio Ablok Plus de pressão para tomar um por dia...mais parece que quando toma fico fraca meu coração fica lento ... é uma coisa estranha...alguém se identifica comigo ?passa por isso...e se já conseguiu o tratamento certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação que vc,isso é ansiedade,vai demorar uns 10 dias pra seu organismo se acostumar com os medicamentos.Pede um remedio para ansiedade que ajuda.

      Excluir
    2. Isso que você está sofrendo é a síndrome de ansiedade e pânico

      Excluir
    3. Eu tb estou assim e devido a eu estar preocupada ela não baixa, mas vc fez os exames deu o que?

      Excluir
    4. Acho melhor você procurar outro cardiologista.

      Excluir
  16. Olá...Sinto a mesma coisa...
    Tomo LosartAna e hj passando no médico ele me receitou um diurético. Tomo ele junto com o losartana,estou me sentindo melhor. Mas ca entre nós que horrível esse mau né? Como muita fruta tbm e sucos naturais...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Minha pressão é muito alta, já chegou a 24/13, então tomo um calmante fraco e ela baixa, tenho muito ansiedade e quando me stresso sobe mais ainda, e e percebi que tomo 35 gotas de dipirona, ajuda ela baixar, só tomo em em ultimo
    caso , e tomo diariamente Losartana potássica, com um diurético, que o medico receitou, mais dificilmente ela chega 14/8, sempre 16/10, mesmo tomando o Losartana, agora estou caminhando e comendo mais verduras inclusive xuxu, vamos aguardar, pra ver se melhora!

    ResponderExcluir
  19. É minha gente. Lí a maioria dos comentários e vejo que os problemas de pressão alta são mais complexos do que imaginava. Claro que uma boa alimentação como a redução do sal, ajuda no caso. O pior é que temos (ou não temos) um governo que não está nem ai para o problema. Prevenir é melhor do que remediar, e não é só o ditado que diz. Faz muito tempo que descobri ser hipertenso e desde então tomo medicamentos todos os dias. As vezes extrapolo e como exatamente aqueles alimentos proibidos. Daí vem um sangramento nasal e um tal de correr a tomar mais comprimidos do que o necessário. é desagradável, reconheço, mas estou contente em continuar vivo nos meus sete ponto seis de idade.

    ResponderExcluir
  20. Eu sou Angelita da zs de São Paulo tenho 44 anos estava sentindo dor na nuca e resolvi comprar um aparelho de pressão agora no frio minha pressaa todas as manhãs tá 14/9 é normal???

    ResponderExcluir
  21. Eu comecei com pressão alta com 22ano fiquei a gravidez TODA com pressão alta e a minha gravidez era de alto risco o meu medo é que acontece alguma coisa na hora do parto graça a Deus deu tudo bem comigo e minha filha depois que tive ela a minha pressão contínuo alta hoje tomo atenalo

    ResponderExcluir
  22. Minha pressão as vezes chega 17/11
    Tomo Losartana, dietizem e tomava atelenol, consegui baixar a 12/7 12/8
    So que o atenalol me deixa com falta de ar...parei estou tomando muito suco de kalaran com berinjela e água de alho
    Tô conseguindo bantem

    ResponderExcluir
  23. ESTOU PASSANDO COM O MESMO PROBLEMA, ULTIMAMENTE MINHA PRESSÃO ESTAVA 17\11 FUI AO CARDIO PASSOU VARIOS EXAMES E HOJE ESTOU TOMANDO LOSARTANA UM VEZ DIA MAIS SELOZOK E CLORTALIDONA. TEM POUCO TEMPO QUE ESTOU USANDO AZ VEZES ME SINTO TONTO. MAS BAIXOU MAIS A PRESSÃO. LI TODOS OS COMENTARIOS PRESSÃO VARIA MUITO DE PESSOA. NORMAL DELA É 12\80, 14\90 , 13\80 E TEM PESSOAS QUE 10\60 TEMBEM SE SENTE BEM. PRESSÃO ALTA ACIMA DE 14\90. DIMINUIR O SAL E MUDAR A DIÉTA ISSO AJUDA MUITO E PRATICAR EXERCICIOS FISICOS .

    ResponderExcluir