Medicamentos isentos de prescrição para consumo humano podem intoxicar e até matar cães e gatos
Ao se depararem com algum problema com o animal de estimação, muitas pessoas, ao invés de consultar o médico veterinário, preferem usar a própria experiência e fazer uso, por conta própria, de medicamentos humanos, o que pode causar danos irreversíveis ao cão ou gato.
Alguns medicamentos para consumo humano, que são vendidos livremente em farmácias por serem isentos de prescrição, podem causar nos cães e gatos intoxicação, alergia e até mesmo a morte do animal, como é o caso do paracetamol.
Os órgãos do sistema digestivo dos animais não têm a capacidade de absorver e sintetizar os medicamentos frequentemente utilizados por humanos, como alguns tipos de ati-inflamatórios e analgésicos.
Alguns veterinários prescrevem medicamentos de humanos para animais, porém eles possuem o conhecimento e dosagem que podem ser administradas aos mesmos.
Abaixo segue alguns medicamentos e seus efeitos nos animais.
|
|
|
Portanto, quando seu animal de estimação estiver passando mal, não o medique. Leve-o imediatamente ao médico veterinário. Afinal, não vale a pena economizar o valor de uma consulta e correr o risco de tê-lo internado por intoxicação (o que vai custar muito mais caro) ou até mesmo perdê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário