Descomplicando a dieta

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Medicamentos viciam?

Viciados em medicamento são mais comuns do que imaginamos. Quem nunca conheceu uma pessoa que por qualquer reclamação sua já vem com um “remedinho”?

Alguns medicamentos possuem ação no sistema nervoso central (SNC), ou seja, agem diretamente em seu cérebro, o que pode sim causar dependência, o que na maioria das vezes poderiam ser evitadas. Alguns exemplos são os antidepressivos, ansiolíticos, anticonvulsivantes etc. Lembre-se só utilize estes medicamenos sob indicação e acompanhamento médico.

Viciados em analgésicos

Por outro lado existem os analgésicos vendidos sem prescrição, como o paracetamol, dipirona, ibuprofeno entre outros, que por ser de venda livre as pessoas acreditam que não há complicações durante o uso, onde muitos se enganam, pois a intoxicação por paracetamol é umas das mais freqüentes em hospitais.

Quanto mais se usa um analgésico mais o seu corpo irá pedir, isso mesmo, quanto mais você usar, mais passará a usar. Isso devido ao estimulo da dor passar a ser mais sensível para te mostrar que algo esta errado com você. O ideal é que descubra a fonte do problema e trate, para que a dor não volte mais, uma consulta num especialista ajudaria muito.

Medicamento de venda livre não é livre de informação. O farmacêutico esta a sua disposição na farmácia ou drogaria para lha auxiliar na escolha do analgésico adequado e quando necessário lhe recomendará a visita ao médico, quando a dor for persistente.

Evite manter uma “farmacinha” em casa e só use medicamentos com acompanhamento do seu médico e farmacêutico de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário