Descomplicando a dieta

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Novembro Azul, essa moda pega?




O outubro rosa foi um sucesso, agora é a vez do novembro azul.

Mas e ai, será que esta moda pega?

Pois deveria, pois o cuidado com a saúde nunca é demais. Então senhores, vamos perder a vergonha e procurar ajuda.

Sei que a maioria dos leitores são jovens, então é o dever de vocês incentivarem seus pais, parentes, amigos etc. a se cuidarem.

Este link abaixo é de outro post ensinando algumas técnicas de auto-exame.

http://duvidafarmaceutica.blogspot.com.br/2013/06/auto-exame-na-prevencao-do-cancer-de.html

Que tal colocar as mãos a obra??? rs

Seu amigo agradece!

E que tal divulgar o blog também? ajude a divulgar a seus amigos e se possível clique num anuncio!

Abraços

Dr. Silvio


domingo, 27 de outubro de 2013

Alimentos podem causar labirintite?


De repente parece que os pés perdem o apoio e o mundo gira, deixando o corpo desorientado no espaço. Não raro a tontura é acompanhada de um zumbido chato, surdez, náuseas, vômito, suor frio e palpitações. Para quem tem labirintite, como chamamos os distúrbios que acometem o labirinto, uma estrutura dentro da orelha, esses sintomas são familiares. 


A história complica um pouco na hora de apontar suas causas. Afinal, a lista é extensa: de doenças vasculares a disfunções hormonais, mais de 300 encrencas podem afetar o labirinto. "Na maioria das vezes os problemas ali são a campainha de alerta, e não o incêndio", avisa Arnaldo Guilherme, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo. Sendo assim, além de investigar o motivo do fogaréu, faz-se necessário controlá-lo para livrar o órgão de enrascadas. E, para isso, é bom ficar de olho em um fator pouco comentado: a alimentação. 

Nesse quesito, um dos principais inimigos do ouvido interno é o açúcar, escondido não só em guloseimas como chocolate, sorvete e bolachas recheadas como também em pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada. "Quando o indivíduo tem alterações na maneira de processar os carboidratos, ingerir muito açúcar pode interferir nas estruturas do labirinto, fazendo com que ele mande mensagens erradas ao cérebro", conta o otorrino Ítalo Medeiros, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Para saborear uma sobremesa sem riscos, o jeito é apostar no consumo de frutas como banana, abacaxi, maçã e pera. "Quem quiser um prato mais elaborado pode levá-las ao forno com um pouco de canela", sugere a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, na capital paulista. E, no momento de se entregar às massas, o ideal é optar pelas integrais, já que suas fibras promovem uma absorção mais lenta da glicose. 

O sal não fica atrás quando se fala nos perturbadores do labirinto, já que está relacionado ao aumento da pressão nos vasos. "Isso dificulta a irrigação e a chegada de nutrientes à parte interna da orelha", explica Guilherme. O primeiro passo para brecar esse engarrafamento é trocar o condimento por temperos naturais, como alecrim, cebolinha, sálvia e salsinha. Depois, é preciso aprender a dizer não aos alimentos ricos no ingrediente, entre os quais estão os salgadinhos, empanados, sopas prontas e lanches de fast food, e dar preferência a opções mais saudáveis, como biscoitos com pouco sal e sanduíches cheios de vegetais. 

A lista de itens que merecem atenção no cardápio de quem tem episódios de vertigem não para na dupla sal e açúcar. Segundo Rita de Cássia Guimarães, otoneurologista da Universidade Federal do Paraná, é fundamental evitar o consumo de alimentos que estimulem demais o labirinto, como a cafeína presente no café e nos refrigerantes, especialmente naqueles à base de cola, e a teína encontrada nos chás de plantas e ervas, sem contar o chimarrão. 

Na turma dos excitantes labirínticos, é impossível deixar de mencionar as bebidas alcoólicas. "Elas podem causar uma intoxicação aguda e, assim, favorecer o aumento na densidade dos líquidos labirínticos. O resultado disso são vertigens agudas e intensas, vômitos e problemas na coordenação motora e nos reflexos", explica Rita.

Dicas para prevenir as crises

Outra indicação clássica que não deve ser ignorada por quem tem o problema é hidratar-se com aproximadamente 2 litros de água por dia. "Ela é essencial para todas as reações biológicas que ocorrem no corpo", diz a nutricionista funcional e personal diet Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro. 

Para completar, procure ficar longe do tabaco. O vício, como você já deve estar cansado de ouvir, só tende a lesionar o organismo. E para quem sempre vê o mundo girar a história é ainda pior: "Por causa da nicotina e de uma série de outras substâncias, o cigarro mostra-se tóxico para o labirinto", conta a otoneurologista Rita Guimarães. Enfim, zelar por esse órgão não só torna os episódios de vertigem menos frequentes como também garante uma saúde de ferro.

Vale deixar claro que os cuidados para se safar dos surtos de labirintite não ficam restritos à avaliação cautelosa daquilo que vai à mesa. Cultivar outros hábitos saudáveis é igualmente importante no combate às tonturas. Entre eles, os especialistas destacam aquele que é quase um mantra: comer a cada três horas. "O labirinto precisa de um aporte constante de glicose e oxigênio para exercer suas funções. Ficar de jejum, portanto, não é uma boa ideia", comenta a nutricionista Roseli Rossi. 

fonte:http://www.acadhemia.com/2013/10/alimentos-interferem-nas-crises-de.html
Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alimentos industrializados fazem mal a saúde?

A vida moderna e a rotina corrida, fizeram com que a indústria alimentícia criasse diversas opções práticas, saborosas e com maior durabilidade.
No entanto, estas opções nem sempre são as mais saudáveis! Para manter um período de validade prolongado, textura, aroma, sabor e aparência preservados diversos aditivos são acrescentados aos alimentos. Estes, podem trazer prejuízos a saúde.
 Os vilões
Um dos principais vilões desta categoria de alimentos é o sódio. Desde tempos antigos o sal é utilizado como forma de preservar o alimento, mas sabemos que o consumo excessivo é prejudicial a saúde e está relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial.
Outro componente extremamente prejudicial à saúde é a gordura trans. Presente em diversos alimentos industrializados esta gordura é responsável por trazer textura aos alimentos. No entanto, diversos estudos mostraram que este tipo de gordura traz uma série de danos a saúde uma vez que aumenta o LDL-colesterol (colesterol ruim) e reduz o HDL-colesterol (colesterol bom).
O açúcar refinado também está presente em grande quantidade em diversos alimentos industrializados e o problema está na quantidade! Principalmente alimentos para crianças como refrigerantes, bolachas recheadas, bolinhos prontos apresentam alto teor de açúcar, assim como de gordura.
Nem tudo é ruim
A tecnologia de alimentos permite reduzir o teor de açúcares e gorduras, tornando assim alguns alimentos mais saudáveis. É o caso dos lights e diets.
Vamos relembrar o conceito de cada um deles?
LIGHT
DIET
Redução de no mínimo 25% de algum componente do produto original
Pode ser açúcar, gordura, sódio...
Isenção de algum componente do produto original
Não é necessariamente relacionado com o açúcar
Alimentos derivados de leite light, como, por exemplo, os iogurtes, são ótimas opções. Possuem teor de gordura reduzido em comparação ao produto original.
Já o sorvete diet, por exemplo, é um produto indicado apenas para quem tem real necessidade de restrição deste componente, os diabéticos. O açúcar é retirado da composição, mas para manter a mesma textura é acrescentado um teor bem maior de gordura, não sendo um produto tão saudável.
Como saber se um produto é saudável ou não?
Através do rótulo dos alimentos.
Hoje nossa legislação faz diversas recomendações quanto à utilização de todos os componentes dos produtos como gorduras, açúcar, sódio e fibras e estas informações estão presentes nos rótulos.
O consumidor deve estar sempre atento a estas informações para auxiliá-lo na escolha dos produtos e assim manter uma alimentação saudável e equilibrada.

domingo, 9 de junho de 2013

Creatina e seus efeitos - Parte 2


Efeitos da Creatina Você Acha que Conhece Todos?


Segundo notícia divulgada no site da BBC, a creatina aumenta nossa capacidade cerebral.

Especialistas acreditam que a creatina não só aumenta os níveis de aptidão, mas tem um importante papel na manutenção de energia para o cérebro, e que os suplementos de creatina melhoram o desempenho mental.

Pesquisadores da Universidade de Sydney testaram os efeitos da suplementação de creatina em 45 adultos bem dispostos. Os voluntários foram divididos em dois grupos, e os profissionais forneceram comprimidos falsos para um deles.

Foram testadas habilidades de repetição de longas sequências de números, e outros inúmeros testes de QI.

Os pesquisadores, liderados pela Dra. Caroline Rae, descobriram que os suplementos de creatina demonstraram efeitos positivos.

Segundo a Dra. Rae, todos os testes exigiram um poder de rapidez cerebral, e foram conduzidos sob pressão de tempo. Os resultados foram claros, a creatina deu um impulso significativo ao poder cerebral. O grupo que tomou creatina de verdade foi muito superior ao outro nos testes.

Rae acredita que a creatina aumenta a quantidade de energia disponível ao cérebro, e melhora as habilidades mentais consideravelmente.

E claro, fora isso já conhecemos os benefícios da creatina em ganhos de força para nossos treinos!

Quem não leu o primeiro post leia, vale a pena!




domingo, 2 de junho de 2013

Auto-exame na prevenção do câncer de testículo.


Tem dúvidas sobre o câncer de testículo e não sabe como se prevenir? Leia o texto abaixo e aprenda a fazer o auto-exame para identificar uma possível alteração em seu bem tão precioso. rsrs 

O desenvolvimento desse tipo de câncer está associado a histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e a criptorquidia (quando o testículo não desce para a bolsa escrotal). Como não há como evitá-lo, recomenda-se o autoexame mensal dos testículos. Na infância, é importante o exame do pediatra para verificar se a descida dos testículos para a bolsa escrotal ocorreu normalmente. 
 
O que é o auto-exame dos testículos?
O auto-exame é a forma eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.
 

Quando fazer?
O auto-exame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.
 

O que procurar? • Qualquer alteração do tamanho dos testículos
• Sensação de peso no escroto
• Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha
• Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
• Dor ou desconforto no testículo ou escroto
 

Como fazer?
1) De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.
2) Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.
3) Ache o epidídimo - pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são freqüentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia do Lixo vale a pena?

A IMPORTÂNCIA DO DIA DO LIXO

Hoje explicarei em um breve resumo qual a finalidade do Dia do Lixo, apesar do dia do lixo ser um alivio para dietas de restrição calórica e aguardado por muitos a sua real função não é comer o que tem vontade, mas sim tapear o organismo.


Antes devemos lembrar uma pessoa que entra em uma dieta de restrição calórica (Cutting) esteve em uma alimentação que antes tinha um numero de calorias muito maior do que agora e isso acarretou em um acumulo de gordura em seu corpo. Assim está com um acumulo de tecido adiposo, de células gordurosas.

Existe um hormônio chamado Leptina, cujo se produz nas células adiposas dos tecidos gordurosos, esse hormônio tem a capacidade de controlar a velocidade do seu metabolismo, quanto mais gordura há no corpo, mais Leptina está sendo produzida acarretando em um metabolismo cada vez mais rápido.

Assim quando a pessoa começa a sua dieta, a mudar seus hábitos há um tremendo choque de metabolismo acarretando em grandes percas de peso, sendo + 80% gordura corporal. Porém com o passar do tempo cada vez é mais difícil perder gordura, mesmo seguindo a dieta rígida e comendo basicamente o mesmo numero de calorias diários. Isso acontece devido a falta de leptina no corpo, por mais que ainda haja um grande acumulo de gordura corporal as células do tecido adiposo ja estão esgotadas e ai que se encaixa o DIA DO LIXO.

O dia do lixo vem para tapear o organismo, aquela bomba caloria, rica em gorduras, carboidratos e proteínas faz com que seu cérebro produza mais leptina para digerir aquela quantidade de calorias enorme rapidamente e é onde saímos ganhando, é como se você desse o passe livre e o cérebro te recompensa-se com um UP em seu metabolismo, fazendo ele voltar a trabalha mais rápido.
Assim voltando a queimar mais gordura e perdendo mais peso durante os outros dias e atingindo a maior definição.

Lembre-se que o período MINIMO de dia do lixo é de 7 dias, mas o ideal é a cada 10 dias de dieta.
Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Como ter bíceps maiores?


Algumas Dicas para se ter Bíceps Monster

Como Aumentar seus bíceps de um modo geral, quando você está tentando trabalhar uma área fraca do bíceps, a melhor técnica que pode usar são exercícios com halteres com um só braço.
Fazer toda a série com um braço de cada vez permite concentração e intensidade máximas, além de garantir que cada braço trabalhe o seu máximo. Isso evita que o bíceps mais forte ofusque o mais fraco, que pode resultar em um desenvolvimento assimétrico do braço. Do mesmo modo, não esqueça de girar o punho durante o movimento, a fim de obter uma contração total do bíceps.

Contudo, acredito que a principal causa de fisiculturistas apresentarem pontos fracos no bíceps é que eles fazem os exercícios incorretamente. Você precisa dominar a técnica correta – manter os cotovelos firmes, baixando o peso sem deixá-lo cair, usar o máximo do princípio de choque quanto possível – e, então, provavelmente você terá menos problemas nessa área.

Por exemplo, vejo muitos fisiculturistas usando seus antebraços quando fazem roscas, começando o movimento com um tipo de rosca de punho que diminui a eficácia do exercício. Ou fazem uma rosca e, no topo, em vez de contrair o bíceps – para manter a tensão máxima -, simplesmente jogam o peso para trás em direção aos ombros, deixando o bíceps frouxo e sem esforço. Recomendo que seja usado o princípio de contração máxima: contrair o bíceps ao máximo quando chegar ao topo do movimento.

Mas, às vezes, o desenvolvimento do bíceps fica para trás simplesmente porque eles não estão sendo treinados de modo bastante árduo, com o fisiculturista achando que 5 séries de bíceps é suficiente e terminando com massas musculares grandes mas relativamente sem forma, onde deveria ter bíceps esculpidos da melhor forma possível.
Para corrigir pontos fracos específicos no bíceps, recomendo os seguintes exercícios:
PARA MASSA MUSCULAR
  •  Rosca pesada com barra e rosca falsa. O tamanho do músculo aumenta a partir de exercícios com muita carga. Se você pode elevar 50 kg e você treina até o ponto em que você consegue elevar 59 kg, seu bíceps vai ficar maior. Tente utilizar a minha técnica de visualização e imaginar o seu bíceps crescendo a um tamanho sobre-humano.
PARA COMPRIMENTO E ESPESSURA MUSCULARES
  •  Roscas que se concentram no terço inferior da amplitude de movimento.
  •  Rosca em banco pronado ou inclinado para estirar o bíceps ao máximo.
  •  Movimentos estritos, como a rosca Scott ou a rosca com o detonador de braço, para travar os cotovelos e permitir que você consiga a extensão completa do bíceps.
  •  Após cada série de exercícios de rosca com halteres, gire os punhos 180 graus 5 ou 6 vezes.
PARA ALTURA
A espessura do bíceps é importante, mas a altura é uma qualidade que freqüentemente é desprezada. Sempre trabalhei duro para desenvolver os picos, e acho que ganhei muitas competições devido a meus bíceps elevados.
Por: Arnold..
  •  Rosca concentrada com haltere ou cabo.
  •  Movimentos com halteres enfatizando o giro do punho (virando o polegar para fora) enquanto o peso é elevado, com concentração no terço superior da amplitude do movimento.
  •  Use o princípio da contração de pico, contraindo os bíceps ao máximo no topo do movimento, e ainda, faça uma série de contrações e relaxamentos.
  •  Mantenha o exercício até que obtenha um grande aumento.
  •  Inclua esforço máximo (queimação) no seu trabalho: termine trazendo o peso para cima e contraindo totalmente o bíceps, e depois trazendo o peso até 1/3 da descida, depois para cima para outra contração completa. Faça 3 ou 4 repetições desse movimento e depois solte o peso e faça poses e contrações com os bíceps.
PARA MASSA E ESPESSURA INTERNA DO BÍCEPS
  •  Segure halteres em uma posição de “martelo”: palmas viradas para dentro em vez de viradas para cima. Você pode sentir como isso muda o esforço sobre o bíceps.
  •  Rosca com halteres sentado ou em pé.
  •  Rosca Scott com barra feita com pegada aberta.
  •  Rosca com halteres em banco inclinado.
  •  Rosca alternada, sentado, com halteres onde seus braços são mantidos afastados, angulando para fora do corpo. Se você coloca os braços para fora e para baixo e vira os punhos levemente para fora, deixando os polegares caírem ligeiramente, você pode sentir o exercício muito mais especificamente nos bíceps internos.
PARA MASSA E ESPESSURA EXTERNA DO BÍCEPS
Para fazer poses de costas como essa, com um giro de 3/4 e de boa qualidade, você tem que ter um bom desenvolvimento do bíceps externo e do braquial (no cotovelo), de modo a separar o bíceps e o tríceps.
  •  Rosca feita para dentro, em direção ao corpo, como a rosca com barra com pegada fechada ou rosca Scott com pegada fechada.
  •  Rosca direta que trais o peso até o peito..
PARA SEPARAÇÃO E DEFINIÇÃO
  •  Séries, superséries e séries tríplices intensas. Tente usar tantos exercícios diferentes de bíceps quanto possível, especialmente movimentos com halteres que lhe permitam treinar a maior variedade de ângulos e muitos movimentos unilaterais, para criar o máximo de isolamento.
  •  Rosca invertida, para desenvolver o braquiorradial e bíceps que ficam tão bem quando você executa uma pose de duplo bíceps de costas. Lembre-se de manter os cotovelos firmes como um ponto de pivô, bem como os seus punhos firmes durante todo o movimento.