Descomplicando a dieta

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alimentos industrializados fazem mal a saúde?

A vida moderna e a rotina corrida, fizeram com que a indústria alimentícia criasse diversas opções práticas, saborosas e com maior durabilidade.
No entanto, estas opções nem sempre são as mais saudáveis! Para manter um período de validade prolongado, textura, aroma, sabor e aparência preservados diversos aditivos são acrescentados aos alimentos. Estes, podem trazer prejuízos a saúde.
 Os vilões
Um dos principais vilões desta categoria de alimentos é o sódio. Desde tempos antigos o sal é utilizado como forma de preservar o alimento, mas sabemos que o consumo excessivo é prejudicial a saúde e está relacionado com o desenvolvimento de hipertensão arterial.
Outro componente extremamente prejudicial à saúde é a gordura trans. Presente em diversos alimentos industrializados esta gordura é responsável por trazer textura aos alimentos. No entanto, diversos estudos mostraram que este tipo de gordura traz uma série de danos a saúde uma vez que aumenta o LDL-colesterol (colesterol ruim) e reduz o HDL-colesterol (colesterol bom).
O açúcar refinado também está presente em grande quantidade em diversos alimentos industrializados e o problema está na quantidade! Principalmente alimentos para crianças como refrigerantes, bolachas recheadas, bolinhos prontos apresentam alto teor de açúcar, assim como de gordura.
Nem tudo é ruim
A tecnologia de alimentos permite reduzir o teor de açúcares e gorduras, tornando assim alguns alimentos mais saudáveis. É o caso dos lights e diets.
Vamos relembrar o conceito de cada um deles?
LIGHT
DIET
Redução de no mínimo 25% de algum componente do produto original
Pode ser açúcar, gordura, sódio...
Isenção de algum componente do produto original
Não é necessariamente relacionado com o açúcar
Alimentos derivados de leite light, como, por exemplo, os iogurtes, são ótimas opções. Possuem teor de gordura reduzido em comparação ao produto original.
Já o sorvete diet, por exemplo, é um produto indicado apenas para quem tem real necessidade de restrição deste componente, os diabéticos. O açúcar é retirado da composição, mas para manter a mesma textura é acrescentado um teor bem maior de gordura, não sendo um produto tão saudável.
Como saber se um produto é saudável ou não?
Através do rótulo dos alimentos.
Hoje nossa legislação faz diversas recomendações quanto à utilização de todos os componentes dos produtos como gorduras, açúcar, sódio e fibras e estas informações estão presentes nos rótulos.
O consumidor deve estar sempre atento a estas informações para auxiliá-lo na escolha dos produtos e assim manter uma alimentação saudável e equilibrada.