Descomplicando a dieta

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como perder gordura?

CLA – a gordura que queima gorduras


O interesse científico pelo CLA foi despertado em 1988, quando um pesquisador da universidade de Wisconsin descobriu as propriedades anti-cancerígenas do CLA. A partir daí diversas pesquisas foram feitas com o CLA, e os resultados foram surpreendentes!!
Estudos evidenciaram o seguinte sobre o CLA:

* O uso do CLA tem produzido aumento na massa corporal magra, diminuição do acúmulo de gorduras, especialmente na região do abdômen, e tem um papel importante no crescimento muscular. Existem evidências de que o CLA inibe o mecanismo que leva o nosso corpo a acumular gordura e faz com que ele use nossas reservas de gordura como fonte de energia.
* A suplementação com CLA produz efeitos tanto em pessoas sedentárias como naquelas que praticam atividades físicas, mas pesquisas sugerem que o CLA é mais eficiente na redução da gordura daqueles que praticam atividades físicas, sejam elas aeróbicas ou anaeróbicas (musculação).

* O CLA evita o “efeito sanfona”, que é aquele emagrece e engorda constante das pessoas que fazem dietas. Pessoas que param de fazer dieta, quando estão tomando CLA, estão mais propensos a ganhar massa muscular e não gordura.
 
Os estudos indicam que o CLA inibe a ação da enzima humana responsável por armazenar gordura em nosso corpo, o que obriga o organismo a usar a gordura acumulada como combustível para atividades físicas, otimizando a queima de gordura, gerando mais energia e eliminando calorias extras.

O CLA pode ser encontrado naturalmente em alimentos como carnes, queijos e outros derivados do leite. Contudo, na prática não dá para você obter todo CLA que precisa só contando com a alimentação normal do dia-a-dia.

Isso porque você teria que consumir pelo menos 500g de gordura, na sua maioria saturada, todos os dias para obter uma quantidade significante de CLA, que é de aproximadamente 3g por dia.

Isso daria mais de 4500 calorias por dia só desses alimentos ricos em CLA. Dessa forma, se você quer realmente atingir o consumo de CLA sugerido pelas pesquisas, o mais indicado é que você recorra a suplementos de CLA.


Pesquisas

 Num estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores suecos, publicado na edição de Dezembro de 2000 do “Jornal da Nutrição”, descobriu-se que o CLA reduz a gordura e aumenta o tecido muscular.

De acordo com o estudo, foi observada uma redução média de 2,7Kg de gordura no grupo que tomou o CLA, comparado com o grupo que não tomou o CLA
 
O Dr. Michael Pariza, que conduziu pesquisas com o CLA na universidade de Wisconsin, relatou que o CLA faz com que as células de gordura se mantenham pequenas, “murchas”.

 Pesquisadores da Noruega estudaram os efeitos do CLA em pessoas saudáveis, porém um pouco acima do peso. Foi dado 1,7g, 3,4g, 5,1g, ou 6,8g de CLA por dia.
 
Todos os grupos mostraram uma redução significativa da gordura corporal e um aumento da massa muscular magra, mas esse efeito foi mais significativo nos 2 últimos grupos.

 Um recente estudo verificou que o consumo de 4,2g de CLA por dia em 53 indivíduos saudáveis levou a uma perda de 3,8% de gordura, comparado com indivíduos que não tomaram o CLA.


Curiosidade

Alguns pesquisadores relacionam o problema de obesidade nos dias de hoje com o baixo consumo de CLA. Como o CLA é encontrado predominantemente em carnes e derivados do leite, mudanças nos métodos de alimentar o gado levaram a diminuição da concentração de CLA em carnes e derivados do leite.

Para uma produção otimizada de CLA, as vacas têm de pastar na grama em vez de serem engordadas artificialmente com ração.

Estudos e pesquisas têm mostrado que a carne de vacas que se alimentam de pasto contem até 4 vezes mais CLA do que as que se alimentam de outra forma. Hoje em dia os derivados do leite tem apenas 1/3 da quantidade de CLA que eles costumavam ter antes de 1960.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Posso usar medicamento humano em animais?

Medicamentos isentos de prescrição para consumo humano podem intoxicar e até matar cães e gatos


Medicamentos isentos de prescrição para consumo humano podem intoxicar e até matar cães e gatos. foto-erik-reis-panthermedia
Medicamentos isentos de prescrição para consumo humano podem intoxicar e até matar cães e gatos. foto-erik-reis-panthermedia
Ao se depararem com algum problema com o animal de estimação, muitas pessoas, ao invés de consultar o médico veterinário, preferem usar a própria experiência e fazer uso, por conta própria, de medicamentos humanos, o que pode causar danos irreversíveis ao cão ou gato.

Alguns medicamentos para consumo humano, que são vendidos livremente em farmácias por serem isentos de prescrição, podem causar nos cães e gatos intoxicação, alergia e até mesmo a morte do animal, como é o caso do paracetamol. 

Os órgãos do sistema digestivo dos animais não têm a capacidade de absorver e sintetizar os medicamentos frequentemente utilizados por humanos, como alguns tipos de ati-inflamatórios e analgésicos.

Alguns veterinários prescrevem medicamentos de humanos para animais, porém eles possuem o conhecimento e dosagem que podem ser administradas aos mesmos.

Abaixo segue alguns medicamentos e seus efeitos nos animais.

medicações que você nunca deve administrar a seu cachorro ou gato - Ácido acetilsalicílico
Muito conhecidos e usados pelas pessoas, alguns exemplos de produtos com essa substância são a Aspirina®, o AAS®, o Doril® e o Melhoral®. O ácido acetilsalicílico é um antiinflamatório muito tóxico para gatos devido a deficiência de uma enzima hepática que faria a eliminação deste composto. Deste modo, os gatos gastam muito mais tempo para metabolizar e eliminar este medicamento, o que o torna muito perigoso para uso nestes animais. De modo geral, seu uso é contra-indicado para gatos (ou deve ser utilizado estritamente sob a supervisão de um médico veterinário).

Nos seres humanos, 1 comprimido de aspirina leva de 3 a 4 horas para ser eliminado do organismo, já nos gatos o tempo médio é cerca de 70 horas.



medicações que você nunca deve administrar a seu cachorro ou gato - Diclofenaco
Os produtos mais conhecidos são o Cataflan® e o Voltaren®, muito utilizados no tratamento da dor e inflamação no homem. Em cães e gatos o uso desta molécula costuma ocasionar problemas gastrintestinais, como úlceras hemorrágicas no estômago e duodeno, levando à vômitos e diarréia com sangue. Também pode ocorrer insuficiência renal, uma grave lesão nos rins que pode levar à morte. O uso de diclofenaco é contra-indicado para cães e gatos!


medicações que você nunca deve administrar a seu cachorro ou gato - Paracetamol
Presente em diversos medicamentos como Tylenol®, Parador® e Acetofen®, além de vários outros para gripes e resfriados. Seu uso é contra-indicado para gatos, pois são mais sensíveis ao paracetamol do que os cães por não conseguirem eliminar com eficiência o medicamento. Um comprimido de 250 mg pode ser fatal para os esses animais. Os principais sintomas de intoxicação são salivação, mucosas de coloração azulada, falta de ar e vômitos, podendo chegar a coma e morte.
Portanto, quando seu animal de estimação estiver passando mal, não o medique. Leve-o imediatamente ao médico veterinário. Afinal, não vale a pena economizar o valor de uma consulta e correr o risco de tê-lo internado por intoxicação (o que vai custar muito mais caro) ou até mesmo perdê-lo.

Portanto, quando seu animal de estimação estiver passando mal, não o medique. Leve-o imediatamente ao médico veterinário. Afinal, não vale a pena economizar o valor de uma consulta e correr o risco de tê-lo internado por intoxicação (o que vai custar muito mais caro) ou até mesmo perdê-lo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vitaminas e Hipertrofia, tudo junto e misturado!


O que você precisa saber sobre vitaminas e o ganho de massa muscular
 
leva-se muito tempo e espaço para se estudar vitaminas, temos coisas bastante específicas e muitos detalhes, porém teremos aqui um estudo um tanto grosseiro porém ajudará bastante.
 
Nosso corpo é um motor biológico que realiza microscópicas reações químicas a todo instante, essas reações são alimentadas pelas enzimas, que são as cadeias protéicas responsáveis por essas reações. Para que isso aconteça as enzimas precisam de combustível, e aí que entram as coenzimas, calma não é grego... rs!
 
Você as conhece por outro nome, Vitaminas. Enfim, as vitaminas são o combustivel necessário para manter tudo funcionando, grosseiramente é basicamente isso. Elas são importantes para quem quer ganhar alguns quilos,ou até perder gordura,alguns inclusive eu diriam que a falta de vitaminas pode ser a culpada sobre você não ter ainda atingido seus objetivos primários.
 
De fato existem muitas vitaminas, não tem como suplementar todas, é claro, mas vamos tratar aqui das principais.


vitaminas que constroem músculos

constam a seguir algumas vitaminas que podem aumentar seu rendimento no ginásio.

Vitamina A- ajuda na quebra das proteínas no processo de construção múscular e está diretamente ligada ao glicogênio. encontrada nos alimentos: Fígado, leite, brócolis, gema de ovo e etc...

Vitamina B1-Está envolvida no metabolismo das proteínas e com a produção de hemoglobina, o que leva o oxigênio a todo o corpo. É encontrada em: Feijão, pão integral, arroz integral e também gema de ovo dentre outros.

Vitamina B2- auxilia na queima de gordura e melhora o uso do carboidrato para fins energéticos. É encontrada em: leite e derivados, couve, brócolis, arroz integral, ovos, repolho, aveia e etc...

Vitamina B3- Ajuda na vasodilatação assim permitindo levar mais nutrientes ao tecido muscular. É encontrada em fígado, carnes magras, leite, ovos, frutas secas e etc...

Vitamina C- Antioxidante que tambem auxilia o metabolismo dos aminoácidos e na formação de colágeno pelo arganismo. É encontrada em acerola, limão, couve, brócolis, laranja, morango etc...

Vitamina D- de hoje em diante caro leitor, sua melhor amiga.. ela é considerada um esteróide natural, ajuda a absorver o cálcio deixando suas articulações reforçadas além do Fósforo envolvido na sintese de ATP que é utilizado como fonte de energia pelo organismo. encontrada em: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, atum, salmão etc... Para uma absorção melhor e modificação a vitamina ativa (D3) temos que tomar sol,  isso mesmo tomem sol! 15 minutos são o sulficiente por dia, que fazem a diferença.

Vitamina E- responsável por eliminar do corpo agentes catabólicos e também é um forte antioxidante. encontramos em: óleos vegetais, nozes, grãos integrais, germen de trigo e etc...

Nosso corpo precisa de uma ampla variedade de vitaminas,para perder gordura,aumentar força e ganhar massa muscular,o problema é que a medida que você vai melhorando as reações químicas são maiores e mais frequentes,ou seja, você vai precisar de mais vitaminas, e você vai encontra-las na sua dieta.
 
A alimentação deve ser a sua fonte primária de vitaminas, enfim sua dieta deve conter uma grande variedade de frutas e legumes. Mas se você não é um garotinho juvenil criado a leite com pêra, e tem um treino realmente monster, vai precisar de uma suplementação com multivitamínicos, mais cuidado,algumas vitaminas em excesso podem ser prejudiciais.

Óleo de Cártamo e seus efeitos.

O Óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural, que possui algumas propriedades incríveis principalmente no sentido de acelerar o metabolismo de gorduras. Com as gorduras sendo metabolizadas (lipólise), perde-se peso controlando a obesidade. Alguns estudos indicam que as substâncias do Óleo de Cártamo são úteis ainda para uma série de outros problemas, e aqui você saberá um pouco mais sobre como isso funciona.

Além de acelerar o metabolismo, o Óleo de Cártamo inibe uma enzima importante que aumenta a quantidade de células adiposas no organismo. Estimulam ainda as lipases, enzimas que quebram gordura, aumentando a quebra dos estoques de energia. Um efeito muito significativo principalmente para as mulheres é o combate à celulite e a flacidez! A gordura localizada é definitivamente um dos problemas que mais preocupam as pessoas que desejam ter um corpo bonito, e com a utilização do Óleo de Cártamo fica bem mais fácil fazer com que estes problemas diminuam ou até mesmo desapareçam.

Para os super preocupados com a saúde, o Óleo de Cartamo diminui as taxas de colesterol, diminuindo as chances de problemas circulatórios e cardíacos como a arteriosclerose. O sistema imunológico também se mostrou mais forte e eficaz no combate a infecções a partir da utilização de componentes do Óleo de Cártamo, que se comportam como anti-inflamatórios.

Por outro lado tem quem fale que é ilusão, que não funciona etc... por isso é interessante buscar informações e evidências antes de sair comprando qualquer medicamento.

A dica é procurar um médico responsável para saber quais os produtos com base no Óleo de Cártamo são ideais para cada problema que você queira resolver, e assim pode-se ainda juntar as massagens e terapias medicamentosas na tentativa de acabar definitivamente com estas questões. Crianças, grávidas, idosas e pessoas com qualquer tipo de enfermidade devem evitar consumir o produto.


Lembre-se sempre de procurar seu médico e farmacêutico de confiança antes de tomar qualquer medicamento.