Descomplicando a dieta

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Açucar não engorda!

Brasil poderá produzir um açúcar que não engorda, não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos. Produto já é utilizado em paíse do hemisfério norte

Brasil poderá produzir um açúcar que não engorda e não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos
Graças a uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Campinas (Unicamp) o Brasil poderá produzir um tipo de açúcar já usado no exterior que não engorda, não provoca cáries e pode ser usado por diabéticos.  Trata-se do açúcar FOS (fruto-oligossacarídeos).

O novo produto não engorda porque sua molécula é muito grande para ser quebrada pelo organismo. Ele é absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, daí seu papel probiótico. Ao ingerirem o açúcar, esses organismos crescem e ajudam no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer.

Por causa do seu tamanho, o FOS também não consegue ser metabolizado pelos organismos que ficam alojados na boca e que causam a cárie e as placas dentárias. Esse tipo de açúcar não é tão doce quanto o açúcar de mesa (têm cerca de 60% da doçura da sacarose), porém são mais finos e mais brancos.

O FOS já é conhecido e usado com maior frequência em países do hemisfério norte, inclusive em produtos voltados para diabéticos. No Brasil, seu consumo ainda é restrito. De acordo com Elizama Aguiar de Oliveira, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e autora do estudo, é possível encontrar no Brasil alguns produtos que já contenham FOS. A variabilidade, no entanto, é pequena em função dos custos. Uma lata de leite em pó com FOS, por exemplo, tem preços entre 20 e 40 reais. "Se produzido nacionalmente, esses custos podem ser reduzidos", diz.

A metodologia desenvolvida por Elizama emprega uma liga de nióbio (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Imobilizando a enzima nesse minério, evita-se que ela se dissolva e o resultado obtido é um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose. Em seguida é feita a purificação, na qual os subprodutos são separados e os oligossacarídeos são encaminhados para o setor industrial, quando vários produtos com FOS poderão ser processados – como chicletes, balas, sorvetes e pães.

"Não existe contraindicação, o único cuidado é evitar o exagero no consumo, que pode causar cólicas e diarreias", diz Elizama. Segundo a pesquisadora, alguns estudos estimam que o ideal será um consumo máximo de 6 a 10 gramas do FOS por dia. "Mas essa quantia varia muito, depende da maneira que o organismo da pessoa responde ao produto", diz.

De acordo com a engenheira, mesmo com a riqueza de matéria-prima para o FOS no país, eles são pouco processados no Brasil. A maioria do que é hoje comercializado vem da Europa, do Japão e dos Estados Unidos, regiões onde os fruto-oligossacarídeos são ingeridos de maneira mais variada. Nesses lugares, ele é empregado em produtos como chicletes, sorvetes, biscoitos, doces, sucos e na linha de alimentação infantil e animal.


Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Doce faz mal? Mito ou Verdade!

Os conselhos maternos nunca se mostraram tão fiéis à realidade quanto agora. Sabe aquele aviso de nunca exagerar nos doces? Atualmente, cientistas descobriram motivos de sobra para você abdicar dessas delícias. Caso contrário, até suas habilidades cognitivas de memória e aprendizado podem ser prejudicadas.

Segundo recente pesquisa da Universidade da Califórnia (UCLA, na sigla em inglês), em Los Angeles, Estados Unidos, ingerir açúcar prejudica as ligações entre os neurônios (as sinapses nervosas, no jargão científico) e, portanto, também as habilidades cognitivas, que ficam mais lentas.
O resultado foi obtido pelo médico Fernando Gomez-Pinilla, da UCLA, por meio de testes com ratos. O cientista separou os ratos em dois grupos: o primeiro recebeu melado de milho e ração, e o segundo, ração e óleo de linhaça.

Frutose X ômega-3

Gomez-Pinilla explica que fez uso do melado de milho por ele ser rico em frutose, açúcar presente em diferentes tipos de alimentos que consumimos o tempo todo. Só nos Estados Unidos, cada ianque consome 18 quilogramas da substância por ano, aproximadamente.
E o cientista conta que optou por fornecer ao segundo grupo óleo de linhaça pelo produto ser rico em ômega-3, especialmente ácido graxo DHA (ácido Docohexaenóico), o qual é essencial para a função das sinapses, mas não é produzido por nosso organismo.

Mas antes de modificar a dieta dos ratos, eles foram treinados duas vezes por dia em um labirinto, durante cinco dias. O cientista avaliou quão bem os ratos poderiam percorrer o labirinto. Seis semanas depois, eles foram testados novamente, para verificar as habilidades cognitivas utilizadas para percorrer a rota do labirinto.

Resultado: o segundo grupo percorreu o labirinto muito mais rapidamente.
Os que receberam a frutose foram mais lentos e mostraram um declínio na atividade sináptica. Seus neurônios tiveram problemas na transmissão de mensagens e suas habilidades de pensar claramente e de lembrar foram prejudicadas.

Mais: eles mostraram sinais claros de resistência à insulina, que além de controlar o nível de açúcar no sangue, também regula as funções sinápticas do cérebro. De acordo com Gomez-Pinilla, os níveis de frutose podem ter bloqueado a habilidade da insulina de regular como as células usam e armazenam o açúcar.
Que tal pular o chocolate hoje?

FONTE: Meunutricionista.com.br

Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!

sábado, 19 de maio de 2012

Saia do Sedentarismo!

Que exercícios fazem bem para saúde não é novidade, mas se todos sabem os benefícios de ser ativos fisicamente, por que o numero de sedentários cresce a cada dia?
Com a evolução do mundo junto com a tecnologia, o que nos faz querer o conforto cada vez mais, faz com que queiramos nos manter na zona de conforto, tentar o novo suplemento que promete emagrecer sem ir à academia, o novo aparelho que em 3 minutos lhe torna um modelo com um corpão sarado, e por ai vai...

Além da perda de vigor físico, vários estudos indicam pessoas sedentárias ligadas a depressão e problemas ligados a falta de felicidade, visto que a prática de exercícios físicos elevam índices de hormônios que nos trás felicidade. Abaixo seguem outros exemplos de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Então vamos lá, se você se identificou como sedentário e sabe que pode começar a fazer uma caminhada ou mesmo entrar de vez numa academia, comece hoje! Por que não? Lembrem-se essas desculpas que sempre arrumamos só prejudicam nós mesmos, pois o corpo é nosso, e a gordurinha também!

Prometo que também vou sair da zona de conforto e postar as melhoras.
Novo Site pra você!  

 www.descomplicandoadieta.com.br 

Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vetado Venda de Medicamentos em Supermercados

Foi publicado na edição de hoje (18 de maio) do Diário Oficial da União o veto da presidenta Dilma Rousseff à venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) para uso em supermercados, armazéns, empórios, lojas de conveniência e similares.  A decisão era intensamente aguardada por farmacêuticos de todo o país, que nos últimos dias se mobilizaram (especialmente nas redes sociais) pedindo à presidenta que vetasse o dispositivo incluído na Medida Provisória 549/11, que, uma vez aprovado, seria um incentivo à automedicação irresponsável.

O dispositivo constava de MP aprovada no Congresso e cujo objeto principal concedia isenção fiscal de PIS/Pasep e Cofins para produtos destinados a portadores de deficiência física. Essa parte do texto foi sancionada pela presidenta.

Para o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, o veto da presidenta Dilma no artigo 8º da MP 549/11 representa uma grande conquista de toda a categoria farmacêutica. "Parabéns a todos pela grande mobilização. Uma categoria unida, mostra sua força e o valor que tem para saúde pública".

Dilma Rousseff argumentou no texto enviado ao Congresso que explicava as razões do veto que a liberação "dificultaria o controle sobre a comercialização". "Ademais, a proposta poderia estimular a automedicação e o uso indiscriminado, o que seria prejudicial à saúde pública." Os ministérios da Saúde e da Justiça opinaram a favor do veto.

Além da desoneração para itens voltados para pessoas com deficiência, a medida também tratava sobre rotulagem das embalagens de papel destinado à impressão de livros e periódicos e isenção de impostos para materiais esportivos sem similar nacional.
Fonte: CRF SP
Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


quinta-feira, 10 de maio de 2012

O que é diabetes?



Hoje vou explicar um pouco sobre esta doença que atinge cerca de 9 milhões de brasileiros geralmente 1 em cada 5 idosos, porém os adolescentes e jovens não estão a salvos.

A diabete é uma doença causada pela falta ou diminuição de insulina ou por sua ação ineficaz.

Mas o que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas que faz com que a glicose que esta no sangue entre na célula sendo usada como energia.

Caso a glicose permaneça no sangue ocorre um excesso causando os sintomas:

Cansaço
Fome excessiva
Perda de peso
Sede excessiva
Urina freqüente
Visão turva

Tipos de diabetes:

Tipo 1: É quando as células do pâncreas param de produzir insulina ou produzem pouco. Geralmente inicia na infância.

Tipo 2: Geralmente na deficiência de produção ou de ação da insulina, atinge mais adultos e idosos.

Diabetes Gestacional: Ocorre durante a gestação, pode desaparecer após o parto ou não.

Após saber os tipos de diabetes você deve estar se perguntando – E agora, será que posso passar a ter diabetes?

Estes são os fatores de risco, veja se você se enquadra neles:

Sedentarismo
Obesidade
Hipertensão
Idade igual ou superior a 45 anos

Quais são os riscos:

Quando a diabetes não é controlada podem ocorrer sérios problemas, entre eles; perda de função renal, visão turva, amputação de membros, problemas na cicatrização, impotência sexual, infarte e ate um derrame.

Em caso de dúvidas ou se você se identificou nestes fatores de riscos procure orientação de seu médico ou do farmacêutico e lembre-se não aceite orientações de vizinhos ou conhecidos.

Medicamento só sobre prescrição do médico e orientação do farmacêutico.

Novo Site pra você!  


Entre e se cadastre para receber as novidades!!!

Te espero lá!


sábado, 5 de maio de 2012

Benefícios da Musculação


Já se foi o tempo em que a musculação só era procurada para modelagem do corpo. Hoje ela é indicada por médicos e fisioterapeutas para recuperação de lesão e melhora na saúde e autoestima dos seus pacientes.

Abaixo alguns dos seus benefícios:

Previne a Osteoporose: Com os exercícios são estimulados a absorção de cálcio nos ossos, mantendo-os mais firme.

Aumenta a massa magra: com a prática dos exercícios, a gordura corporal é eliminada dando lugar a músculos que auxiliam na sustentação do corpo.

Ajuda a emagrecer: Um dos combustíveis para os exercícios são as gorduras armazenadas no corpo.

Diminui o colesterol: A prática de exercícios auxilia a elevar os calibres das artérias, alem da movimentação intensa de sangue que leva os resíduos para metabolização.


Modela o corpo: Conforme há lesões nas fibras musculares com os exercícios o corpo remodela a sua aparência de acordo com o estimulo recebido.

Além dos mencionados acima a prática de exercícios melhora a resistência Física, sua disposição, previne ataques cardíacos, eleva sua autoestima etc...

Pratique um esporte e seja mais saudável !!!