Descomplicando a dieta

segunda-feira, 12 de março de 2012

Medicamentos X Alimentos - Afinal quais são os riscos?

Muitas dúvidas ocorrem a respeito deste assunto, decorrente da superstição ou cultura que recebemos dos nossos pais ou avós.

Vou esclarecer as principais perguntas que sempre ouço, e se por acaso houver algo que ainda tenha dúvida participe! Envie suas dúvidas por comentário ou e-mail.

Antibiótico X Leite

A quantidade de cálcio presente no leite, derivados ou sucos auxiliam na quelação das moléculas do antibiótico (derivados de tetraciclina), o que faz com que seu efeito seja diminuído. Evite esta associação, na dúvida prefira ingerir medicamentos com água.


Manga X Leite

Mito criado na era dos Senhores do Engenho, visto que o leite precioso e a manga abundante para os escravos, criaram-se este mito para que os escravos não consumissem o leite.
Esta união é saudável e pode ser consumida sem preocupações.

Antidepressivos X Queijo e Vinho

O uso de antidepressivos como isocarboxazida, fenelzina, tranilcipromina, procarbazina junto com alimentos ricos em tiramina como Queijos, Chocolates, Vinhos e outros derivados podem levar a um AVC e até a morte.
Na dúvida pergunte ao seu farmacêutico ou médico sobre a associação, e lembre-se tudo em excesso é prejudicial.

Anticoagulante X Vitamina K

O uso de Varfarina com alimentos ricos em Vitamina K podem reduzir seus efeitos e causarem sérias seqüelas. Os alimentos são: Peixes, Abacate, Feijões, vegetais verdes como alface, espinafre e brócolis são alguns exemplos.

Estes são alguns exemplos para mostrar a importância de um acompanhamento do especialista em medicamentos, o farmacêutico. Na próxima compra peça que ele te atenda e solicite informações, é seu direito.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Óleo de Coco - O segredo das celebridades.


Passamos o fim de semana ouvindo falar que o óleo de    coco emagrece, mas será mesmo?

O óleo de coco possui cadeias médias em sua estrutura, diferente do azeite rotineiramente usado nas saladas, neste caso facilita a digestão não acumulando em forma de gorduras.

Nos EUA os artistas já utilizam rotineiramente, visto que foi de lá que saiu a pesquisa que comprovou o funcionamento do óleo associado à dieta, (claro pessoal, achou que ia emagrecer só tomando o óleo... rs) a novidade é que as pessoas que o ingeriram chegaram a perder até 7 vezes mais peso e medidas do que as que não consumiram.

O uso é recomendado antes das refeições, no tempero da salada, no lugar da manteiga ou onde sua criatividade te levar.

Lembrando que só o óleo não faz milagre, então adicione exercícios físicos e uma dieta balanceada  ao uso do óleo de coco, e logo logo estará com uma barriguinha chapada.